Essenz

Como Melhorar Dor de Cabeça

Como Melhorar Dor de Cabeça

Sem sombra de dúvida uma das dores que mais atrapalha, deixa de mal humor e limita até o pensamento é a chata dor de cabeça. Há  pelo menos 150 tipos já catalogados de dores de cabeça e neste artigo vou falar sobre as principais causas.

 

Situações de estresse podem levar a uma tensão nos músculos da região suboccipital (entre a cabeça e a nuca) ocasionando uma compressão do nervo occipital maior que passa entre esses músculos e pode também reduzir a quantidade de sangue que chega ao crânio, essa é a cefaleia tensional.

Esse estresse pode ocorrer pela forma que vivemos, por exemplo por conflitos emocionais quando existe uma auto-cobrança excessiva, um perfeccionismo e quando se compara com outras pessoas gerando sentimento de inferioridade intelectual, quando se sente menos que o outro. Dizemos que é uma desvalorização intelectual.

 

Outra causa  da dor de cabeça podem surgir por um trauma quando acontece aquele chicote no pescoço, por exemplo por acidente automobilístico gerando bloqueios articulares na região alta do pescoço chamada de atlas e axis que são as duas primeiras vértebras da coluna e por isso terá tensões musculares abaixo na nuca desencadeando as dores de cabeça, aquela dor que pega na nuca, vai para lateral da cabeça.

 

Alguns outros motivos podem ser por uma noite mal dormida ou má alimentação.

A bendita dor de cabeça é extremamente limitante, pois pode mudar nosso humor, pode atrapalhar nosso rendimento no trabalho o que pode trazer inúmeras consequências e até mesmo atrapalhar os relacionamentos porque até namorar com dor de cabeça é difícil.

Um grande problema é que muita gente acha que fazer o mais simples já vai resolver, simplesmente tomando um remédio, porém imagine o uso de um medicamento a longo prazo o que acontece com seu corpo? Sem dizer que o medicamento está agindo apenas no sintoma e não na causa. Ou seja vira um ciclo vicioso.

Segundo Martin Underwood, da Escola de Medicina de Warwick, que liderou a pesquisa do Nice, “a ingestão de analgésicos pode acabar em um ciclo vicioso no qual a dor de cabeça fica cada vez pior, então você toma mais analgésicos, sua dor de cabeça fica pior, e pior e pior. E é uma coisa tão fácil de prevenir”. (Underwood et al, 2018)

Essa pesquisa britânica diz que pessoas que ingerem medicamentos regularmente, como aspirina, paracetamol e triptan, podem estar causando mais dor do que alívio a si mesmo.

Além de um remédio o mais você pode fazer para aliviar sua dor?

Nosso corpo tem uma grande capacidade de autocura, para isso precisamos tomar consciência dos hábitos e pensamentos e assim fazer pequenas mudanças para ficar livre da dor de cabeça.

Como expliquei anteriormente o estresse e a autocobrança em excesso desencadeia a dor de cabeça, então perceba como estão os ambientes que você frequenta (trabalho, casa, etc) e veja quais são as reais mudanças que você precisa fazer para se estressar menos e se cobrar menos, assim a dor de cabeça passará longe.

Alguns hábitos são muito importantes para ajudar nesse processo de desaceleração e relaxamento. Um deles é a meditação: experimente simplesmente sentar no chão com as pernas cruzadas, coluna reta e se concentrar na respiração por pelo menos 5 min. Meditação não é fácil, mas é muito simples e pode ser praticado em qualquer lugar, a qualquer hora e não custa nada.

Durante a meditação use essas frases como um mantra:

“Você é bom sendo quem você é, faça sempre o melhor que puder e deixe de achar que poderia ter feito mais ou melhor. Deixe de se comparar aos outros, faça o melhor que você pode com aquilo que tem e sabe fazer. Perante Deus ninguém é melhor do que ninguém.”

“Eu me amo e me aceito. Vejo-me com os olhos do amor. Sinto-me seguro” (Louise Hay)

Um exercício muito bom para ajudar a relaxar os músculos do pescoço que estão tensionados é pressionando-o, massageando-o, estimulando assim sua vascularização. Você mesmo pode ficar apertando esses músculos até relaxar.

Faça um rolinha com uma toalha. Posicione a toalha no chão e repouse com a parte superior do pescoço em cima. Relaxe por alguns minutos até sentir diminuir a dor.

Veja alguns exercícios excelentes de yoga para dor de cabeça e o estresse.

 

Se mesmo fazendo tudo isso as dores ainda persistirem é de extrema importância fazer um tratamento especializado, por exemplo através da osteopatia. Os bloqueios vertebrais reduzem a mobilidade da região e densificam os tecidos, repercutindo de forma local e a distancia.

 

Uma boa anamnese e exame clínico são os pontos-chave do tratamento osteopático. Isso é realizado com o toque das mãos estimulando a liberação dos bloqueios vertebrais, relaxando o sistema músculo esquelético, as contraturas musculares da região cervical e modificando a circulação sanguínea que entra e sai do crânio repercutindo nas funções cerebrais. Abordamos de forma natural todos os sistemas que podem estar relacionadas com os sintomas de dores de cabeça, em busca da causa dos sintomas, estimulando a autocura do organismo e a produção dos elementos inerentes de cura de cada um.

Entendemos que os sintomas são resultados das experiências que vivenciamos na vida, por isso o resultado da sua vida daqui 30 dias é o que você faz hoje! Cuide-se.

Saiba mais sobre nosso tratamento http://www.institutoessenz.com/coluna-sem-dor/

 

Grande abraço.

Obrigado! Obrigado! Obrigado!

Rodrigo Sanchez

Deixe um comentário

Rodrigo Sanchez - Doctoralia.com.br
× Agende sua consulta!